Dia nacional do meio ambiente

O dia 5 de junho é considerado o dia mundial do Meio Ambiente, uma data para relembrar a importância de cuidarmos de todo o ecossistema do planeta, pois cada dia se torna mais importante ações que gerem maior sustentabilidade, e evitam o desmatamento de áreas florestais.

Embora este dia seja importante, todos nós podemos salvar o planeta com pequenas ações diárias, como a melhoria da questão do lixo, principalmente evitando o descarte dele em lugares inadequados. A separação do lixo também tem ajudado diversos países a não apenas melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, quanto ajudar a crescer a economia, transformando o luxo em materiais reutilizáveis.

Os cinco maiores problemas a serem combatidos neste dia são: a poluição responsável pelo Efeito estufa, o desmatamento, a extinção de espécies, degradação do solo e a superpopulação que força a escassez os recursos naturais.

Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. Somos mais dependentes do que imaginamos de sua rede interconectada e do seu delicado equilíbrio.  – ONU – PROGRAMA PARA O MEIO AMBIENTE.

Tudo é parte da natureza, nossa vida inteira só é possível devido ao ambiente, e pequenas mudanças já acontecem desde o século passado, gerando cada vez maias danos a integridade do meio ambiente. Uma das grandes marcas disso é a forma como a cada ano temos gastado todos os recursos do meio ambiente mais cedo, tornando necessários ações químicas para continuar plantando.

Infelizmente só isso não é necessário, é preciso exigir novas formas de proteção as florestas naturais, como a Amazônia e o Pantanal, como todas as áreas de preservação ambiental, evitando o desmatamento irregular e todas as ações de queimada para a destruição de novas áreas de plantação indevidas.

Todos somos juntos nesse combate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *