folhas amarelas

Folhas amareladas? Saiba o que fazer e cuidados tomar com a sua planta

Surgimento das manchas nas folhas pode indicar que a planta está doente e especialista aponta cinco possíveis causas

O aparecimento de manchas e mudanças no aspecto das folhas podem ser indicativos de que a planta está doente. O amarelamento, por exemplo, surge quando há pouca clorofila nas folhas e, assim, a planta não consegue transforma alimento em energia. A deficiência nesse processo vital pode ser causada por uma série de motivos.

Confira abaixo cinco dicas do sanitarista ambiental e especialista em implantação de áreas verdes na Bonjardim Ambiental, Fabrício Pereira, que podem reverter o amarelamento de folhas:

1. As plantas precisam de nutrientes essenciais para a manutenção de suas funções, como fósforo, nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco. A fim de reverter isso, é preciso manter a adubação em dia.

2. Manchas localizadas somentes em algumas folhas ou partes da plantas, com a companhia de pequenos furos, podem indicar o ataque de fungos ou pragas, como pulgões e cochonilhas. É preciso ficar atento ao aparecimento desses insertos.

3. O excesso de água é a causa mais comum para o amarelamento das folhas, pois causa o “afogamento” das raízes e assim comprometer as trocas de nutrientes entre a planta e terra. Ao regar, atenção na terra: se ela ainda estiver úmida, espere mais um dia para repetir.

4. Por outro lado, a falta de água ou em quantidade insuficiente também pode ser um problema. A planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas.

5. Por fim, atenção ao isolamento e local onde coloca-se o vaso. Cada espécie tem sua particularidade em relação a quantidade necessária de luz solar para sobreviver. Uma boa dica é experimentar mudar o vaso de lugar. Se ele está na sombra, leve-o para o sol. Se está ao vento, coloque-o em um lugar mais protegido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *